quinta-feira, 25 de abril de 2013

ATUAÇÃO DOS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA É DIVULGADA POR BLOGUEIROS TUTOIENSES. BOA INICIATIVA PARA QUE AS INFORMAÇÕES CHEGUEM MAIS RÁPIDO AO POVO.

BLOG DO ELIVALDO RAMOS


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Destaque da sessão da Câmara de Vereadores de Tutóia nesta quarta: Manifesto do Sindicato e requerimento da Associação do Povoado Santa Clara lidos e apoiados pelos vereadores presentes

Veja; 
A Associação de Santa Clara denuncia a falta de cuidados à escola da Comunidade que funciona num prédio antigo e segundo ela não tem recebido atenção do governo no que se refere a reforma e ampliação.
O vereador Paulinho salientou: essas escolas mais antigas "devem receber uma atenção dado o tempo do prédio"
Sobre o Manifesto que o Presidente do Sindicato protocolou junto a Presidência da Câmara e distribuiu cópias a todos os vereadores presentes, ouviu-se o seguinte em plenária:

Teve apoio de todos os vereadores que fizeram uso da fala: Paulinho, Binha, Nilson, Cristian e Zé Orlando.
E, além dos vereadores Cristian que sugeriu discutiu que "a Comissão de Educação analisasse o Projeto de Lei do Plano de Cargos e Salários" e do vereador Zé Orlando que classificou como “prudente e sensata a posição que o Sindicato adotou em Tutóia de não partir pra greve e apelar para o diálogo”.

O presidente do Sindicato adianta que vai fazer o mesmo procedimento em Paulino Neves e vai encaminhar uma solicitação com mais reivindicações às Comissões de Educação das Câmaras Municipais.


Sindicato faz Manifesto e protocola junto a SEMED e Câmara de Vereadores de Tutóia. Luta por uma educação de qualidade e respeito de direitos. É o Sindicato forte na luta do direito dos seus sócios.


MANIFESTO



O SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TUTÓIA, SANTANA DO MARANHÃO E PAULINO NEVES-ESTADO DO MARANHÃO, entidade sindical representativa dos servidores públicos de Tutóia-MA, entidade regularmente constituída, com endereço na Rua Celso Fonseca, s/n, Centro, Tutóia-Ma, representado por seu Presidente Elivaldo Ramos Lima, professor da rede pública, CPF 854690923-72, RG 000095625298-2, Portaria nº 315/2006, residente a Rua Santo Antonio, Bairro Comum, Tutóia-Ma, após considerações, vem à presença de Vossas Excelências, os Srs. Vereadores, manifestar anseios da categoria no que diz respeito ao que se segue:


O QUE REIVINDICAMOS:

·         Estatuto do Educador Negociado e Consensuado, incluindo professores, especialistas e funcionários de escola (o projeto de lei está sob análise da Secretaria de Educação de Tutóia);
·         Eleição direta para diretor de escola (já há uma Lei Municipal que regulamenta);
·         Correção do Piso Salarial aplicado linearmente na Nova Tabela Salarial;
·         Cumprimento integral da jornada extraclasse de 1/3;
·         Realização de concurso público amplo com vagas suficientes para contemplar a necessidade de professores, especialistas e funcionários de escola;
·         Equiparação salarial entre efetivos e contratados;
·         Melhores condições de trabalho.


Justificativa

Seguindo a agenda mundial, a CNTE - Confederação dos Trabalhadores em Educação - e seus sindicatos filiados debaterão com a categoria e a sociedade brasileira, entre os dias 22 e 26 de abril, a importância da valorização dos/as trabalhadores/as em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade.

 

Nós do Sindicato optamos por não paralisar apenas em respeito aos nossos alunos, que tiveram atrasos nas aulas no município de Tutóia, por culpa da demora no recadastramento e lotação na Secretaria Municipal de Educação. Entretanto, o Sindicato cientiza que há pensamentos de paralisação em breve se nossos direitos continuarem a serem desrespeitados.


Em conformidade e até transcrevendo o requerido pela CNTE queremos chamar a atenção dos senhores: vereadores, prefeito, secretária para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos/as os/as trabalhadores/as em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho. Pois, muito se fala sobre os problemas na aprendizagem dos estudantes, mas pouco se tem feito para garantir a formação inicial e continuada de qualidade dos profissionais da educação (professores, especialistas e funcionários) e, sobretudo, para assegurar plenas condições de trabalho e qualidade de vida aos/às educadores/as.

Segundo dados da CNTE, no Brasil, estima-se a falta de mais de 300 mil professores nas redes públicas estaduais e municipais, sem contar os milhares de profissionais que lecionam, sem habilitação, em áreas de conhecimento distintas de sua formação. Entre os funcionários da educação, menos de 10% possuem diploma profissional. Tutóia, não foge a essa regra, temos os mesmos problemas e em escalas elevadas.

Por outro lado, a juventude não se sente atraída pela profissão, que perdeu status social e foi duramente desvalorizada ao longo de décadas. Os profissionais que se mantêm nas escolas sofrem com doenças do trabalho – como burnout (um distúrbio psíquico e de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso), alergias, varizes e calos vocais – e estão cada vez mais expostos à violência e às inúmeras e injustas cobranças, que desprezam suas condições de trabalho.

Hoje, 86% das matrículas escolares no Brasil concentram-se na escola pública, e sem que esta instituição seja devidamente valorizada, dificilmente atingiremos melhores índices de distribuição de renda, de emprego de qualidade e justiça social. Reiteramos, Tutóia carece repensar a maneira como tem tratado seus professores/as.

Neste sentido, dirigimo-nos aos nobres parlamentares, prefeito e secretária informando da necessidade de garantirmos, com urgência, o que reivindicamos. E reconhecemos essa luta como sendo de toda sociedade, e não apenas dos/as trabalhadores/as em educação.

É importante realçar que o piso do magistério não trata só de salário. Apesar de esse ser um elemento fundamental, é preciso também levar em conta a jornada e as condições de trabalho dos/as professores/as e demais trabalhadores/as da educação. Nesse sentido, a Lei 11.738 determina que pelo menos um terço da jornada de trabalho do/a professor/a seja destinada a atividades extraclasses, tais como preparação de aulas, correção de trabalhos e provas, reuniões pedagógicas e com familiares, formação continuada e outras.

Queremos ainda acrescer e destacar que Estados mais pobres que o Maranhão chegam a pagar mais, como exemploAlagoas (o estado menos desenvolvido do Brasil) paga R$ 2. 172,10 para professor com Licenciatura. Em Tutóiapaga-se R$ 1.596,10, há uma disparidade muito grande. E é bom que se esclareça, o Estado do Alagoas nem cumpre a Lei do Piso.

O Estado de Roraima é outro exemplo paga R$ 2.762,46 por 25H semanais cumprindo a jornada extraclasse e aplicando a proporcionalidade ao valor (ver tabela em anexo). Por que Tutóia não pode pagar se o governo Federal envia religiosamente os recursos todos os meses?

Para ilustrar ainda mais a situação, leia-se o abaixo:

Em São Paulo, um professor das séries iniciais do ensino fundamental ganha R$ 1.803,92 como vencimento básico, valor acima do piso, mas que segundo os professores ainda é muito baixo.

No Recife, os professores com licenciatura passam a receber R$ 1.742,64 por mês, com 29 horas/aulas semanais. Mais da metade dos 4.774 professores do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) tem especialização, com salário de R$ 1.920,83.
    
E a estes salários ainda são acrescidos regência e ajuda de custo para deslocamentos a zonas rurais.
    
     Muitos munícipios já pagaram o reajuste de 7,97% ainda no mês de Fevereiro. Tutóia, anunciou pra Maio.

     O Parecer CNE/CEB nº 8/10, que trata do Custo Aluno Qualidade, indica que a remuneração dos/as trabalhadores/ as em educação (professores, especialistas e funcionários) deve ser equivalente a cerca de 80% dos recursos vinculados à educação. Ou seja: não há escola pública de qualidade sem a priorização de seus profissionais. E a melhor forma de se valorizar os/as educadores/as é por meio de Planos de Carreira que incentivem a qualificação do trabalho, a dedicação exclusiva em uma só escola ou rede de ensino e que assegure aposentadoria digna.

No município de Tutóia se tem feito o contrário, professores com duas nomeações são lotados em escolas distantes uma da outra não garantido a condição mínima do profissional realizar seu trabalho e garantir a qualidade do ensino. Por isso, reivindicamos que professores com duas nomeações sejam lotados em uma mesma escola.




Tutóia,Ma,24 de Abril de 2013




Elivaldo Ramos Lima
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário